Livros para vestibular da UFSC 2016/2017

Livros_UFSC2017.jpg

Livros_UFSC2017

A Universidade Federal de Santa Catarina já divulgou a lista de obras e autores para o Vestibular de 2016/2017:

  1. - Ariano Suassuna. Auto da Compadecida. Ed. Agir.

  2. - Machado de Assis. Esaú e Jacówww.dominiopublico.gov.br

  3. - Ana Cristina César. Poética. Ed. Companhia das Letras

  4. - Conceição Evaristo. Olhos D'água. Ed. Pallas.

  5. - Carlos Henrique Schoereder. As fantasias eletivas. Ed. Record.

  6. - Elvira Vigna.Vitória Valentina. Ed. Lamparina.

  7. - Caio Fernando Abreu.Além do Ponto e outros contos. Ed. Ática

  8. - Maria Valéria Rezende. Quarenta dias. Ed. Alfaguara.

Fonte:http://coperve.ufsc.br/proximos-vestibulares/Consulta em 23-3-2016.

No programa "Além das Palavras" traremos uma série de conversas sobre a conexão entre literatura, história e redação. Na primeira edição, convidamos para um bate-papo inicial sobre os livros de leitura obrigatória para o vestibular da UFSC 2016/2017, a Professora de Literatura da UFSC, Simone Schmidt, e o Professor de História e Filosofia do Curso Ágora - História de Verdade, Marcelo Borret.

Desde 2005, os assuntos das obras literárias de leitura obrigatória têm aparecido como temas da prova de redação, como questões de outras disciplinas, além, é claro, de serem cobrados nas questões de literatura da prova de língua portuguesa do vestibular dessa universidade federal.

Na entrevista de abril de 2016, minha conversa com a professora Simone Schimidt e com o professor Marcelo Borret girou em torno das seguintes questões: Qual a importância da literatura para o estudo e o conhecimento da história e a cultura e de um povo? O que a universidade quer sinalizar para as escolas com a escolha desses livros? O que podemos destacar como importante de se conhecer, no que se refere à história do período retratado nas obras? Quais temáticas podemos perceber presentes nesses livros? A partir da lista também podemos verificar uma diversidade de gêneros literários: romances, contos, textos teatrais, poesia e uma novela gráfica. O que dá explorar a partir desses gêneros narrativos? Quais são as vozes que essas histórias evocam?

No curso de produção textual da Oficina da Palavra, o elo entre a redação e a literatura também é assunto das nossas conversas. Abordamos alguns temas possíveis para os vestibulares, em seus variados gêneros.

E por falar em gêneros textuais, há uma variedade deles representados nas obras escolhidas para o vestibular da UFSC. São narrativas, com inspiração na linguagem popular, romances, contos, poemas, texto teatral e novela gráfica.

 Juntamente com o Prof. Marcelo Borret, do Curso de História Ágora, abordamos o contexto histórico dessas obras literárias em conversas disponibilizadas por vídeos e em nossas aulas de atualidades. (acompanhe nosso canal no Youtube)

Dicas para facilitar o estudo dos livros:

- antes de iniciar a leitura, procure conhecer quem são os autores, o contexto literário no qual estavam inseridos, com quem dialogavam;

- busque informações sobre o momento histórico no qual a obra foi escrita para entender as influências sociais, econômicas e políticas vivenciadas pelo autor;

- faça uma primeira leitura para “saborear” o texto e buscar entender seu aspecto global;

- com a segunda leitura, procure compreender outros aspectos da obra, como o estilo do autor e os aspectos linguísticos do texto. Nesta leitura, procure, ainda, se há algum aspecto da narrativa que se relacione a fatos e problemas contemporâneos;

- após a leitura, procure saber se as obras escolhidas já foram transpostas para o teatro e o cinema; embora se tratem de linguagens distintas, não substituindo a leitura integral (é bom que se frise), podem ser utilizadas para se conhecer um pouco mais sobre outros aspectos importantes do enredo.

Não tenho dúvida de que dentre as obras indicadas você terá suas preferências, mas é importante estudá-las com o mesmo afinco.

Abraços e boa leitura!

Anterior
Anterior

1º Sarau da Oficina da Palavra

Próximo
Próximo

Atualidades e Redação para Reforçar os Argumentos