Construindo Pontes
Quem acompanha meus textos já sabe que gosto muito do espaço que a virada do calendário nos proporciona. Tempos de reinicializar, fazer balanços, traçar planos e metas para o ano que se inicia. Aproveito a ocasião para faxinar minhas coisas: jogar papéis fora, doar livros, revistas e roupas dos quais não preciso mais. É hora de limpar a mente.
Já é clichê dizer que 2019 foi mais um ano difícil - infelizmente. As desigualdades sociais se acentuaram e são a causa de mais violência. Do ponto de vista coletivo, continuamos com imensos desafios, não apenas no Brasil. O retrocesso é mundial. Mas não basta nos lamentarmos; continuamos tendo que nos debruçar sobre a vida para entender o contexto que nos rodeia e tentar mudá-lo.
Para isso, a linguagem continua sendo primordial: ler, refletir, interpretar, criar e registrar ideias por meio da escrita para transformá-las em realidade são tarefas urgentes. O pleno domínio sobre a expressão escrita e oral é uma poderosa arma na luta pela emancipação humana para superação deste modelo de sociedade que transforma tudo e todos em mercadorias.
Vivemos um paradoxo: estamos repletos de instrumentos e aplicativos de comunicação, mas nossa capacidade de nos entender e nos expressar de forma clara nunca esteve tão precária. As dificuldades de leitura e compreensão de textos é enorme. Vivemos em ilhas. Faltam pontes.
Neste contexto, reafirmamos que a Oficina da Palavra é um espaço de debate livre e qualificado de ideias, com respeito à liberdade de expressão. Junto a isso, buscamos proporcionar ferramentas e técnicas para o desenvolvimento da consciência textual e do raciocínio crítico. Nosso combustível é a paixão pelas palavras e pelo poder que proporcionam para impulsionar a mudança.
Na Oficina da Palavra, por outro lado, 2019 foi um ano para celebrar. Somamos 10 anos de trabalho com produção textual e editamos Texturas, nossa revista literária. Nossos encontros e conversas renderam novos programas em nosso Podcast e no canal do Youtube.
A convivência com pessoas de diversas áreas profissionais e acadêmicas; de diversas faixas etárias e com distintos interesses pessoais deram um colorido especial e tornaram nossos encontros repletos de grandes trocas e cada vez mais interessantes.
Em 2020 mudamos o formato de nossos cursos: em vez de oferecer nosso tradicional curso semestral, organizaremos oficinas temáticas. O objetivo é trabalhar cada vez mais conectad@s às necessidades de cada participante.
Queremos cada vez mais trabalhar em redes e construir pontes. Estamos costurando novas parcerias com pessoas que compartilham de nossos valores para conectar as energias de quem está engajado em construir pontes de luta e resistência.
Convidamos a tod@s a conhecerem nosso trabalho AQUI.
Um abraço e bons escritos!